Em minha trajetória no e-commerce, seja como consultor, dono de agência ou apresentador do quadro SOS E-Commerce, recebo muitas perguntas relacionadas à divulgação da loja ou produto na internet. Uma pergunta bastante frequente é se vale a pena ou não investir em Google, Facebook e outras mídias online. Para responder esta pergunta precisamos fazer uma análise considerando pelo menos 4 indicadores básicos, mas importantes:

  1. Custo por visita ou Custo por Clique
  2. Quantide visitas por venda ou Taxa de Conversão
  3. Valor médio por pedido ou Ticket Médio
  4. Margem Bruta ou Markup

Então vamos analisar um a um:

1) Custo por visita ou Custo por Clique: é o custo médio pago ao Google ou Facebook para trazer um visitante para a sua loja. Você consegue esta informação através de ferramentas gratuitas do próprio Google, relatórios do Facebook ou através de profissionais da área. Para a nossa simulação usaremos o valor de R$0,30 por clique/visitante.

2) Quantidade de visitas por venda ou Taxa de Conversão: é a quantidade de visitas que você precisa ter em sua loja para realizar uma venda. Você só terá esta informação com mais precisão quando começar a fazer as campanhas e analisar os resultados, mas se pesquisar, na internet vai encontrar a taxa de conversão por segmento. Para a nossa simulação usaremos a taxa de conversão geral do mercado, que é 1%, ou seja, você precisa trazer cem visitas para fazer uma venda.

3) Valor médio do pedido ou Ticket Médio: Se você já tem um negócio físico ou online, acredito que saiba o valor médio dos seus pedidos, caso contrário, precisará analisar e descobrir este valor com base no preço médio dos seus produtos. Para a nossa simulação usaremos o valor de R$150,00.

4) Margem bruta ou Markup (*): é a diferença entre o valor de custo e venda do produto, por exemplo: se você paga R$100,00 no produto e vende por R$200,00, você tem R$100,00 ou 50% de margem bruta.

(*) Coloquei como “Markup” para facilitar o seu entendimento, mas o correto no e-commerce é usar o “Markdown”, que é a margem sobre o preço de venda e não sobre o custo do produto, pois todos seus custos operacionais (impostos, comissões, etc.) são calculados sobre o preço de venda. Aproveitando o exemplo acima, se pegarmos o valor de R$100,00 de margem bruta e dividirmos pelo valor de venda de R$200,00, teremos 50% de Markdown, se pegarmos este mesmo valor de margem bruta de R$100,00 e dividirmos pelo valor de compra do produto, teremos um Markup de 100%.

Com estes indicadores, já podemos fazer uma simulação e ver se vale a pena ou não investir em Mídia Online, para o cenário hipotético que criamos: se o seu custo por visita é de R$0,30 e você precisa trazer 100 visitantes para gerar uma venda, o custo por venda será de R$30,00, e se o valor médio do seu pedido é de R$150,00, então, o seu custo de mídia online por venda é de 20%. Veja o cálculo abaixo:

R$0,30 x 100 = R$30,00 / R$150,00 = 20%

Para conseguir investir os 20% em mídia, você precisa ter pelo menos 50% de margem bruta (Markdown), pois existem outros custos a ser considerados como: nota fiscal, taxa do cartão de crédito ou boleto, infraestrutura e outros.

O raciocínio para calcular o custo em mídia online, basicamente é o mesmo para o Google e redes sociais, a diferença está na estratégia das campanhas, pois no caso do Google, normalmente o cliente está procurando o produto e chamamos isso de “momento de compra”, enquanto que, nas redes sociais, normalmente ele entra para interagir com pessoas, neste caso você terá que gerar o interesse de compra nele, fazendo campanhas de impacto. Outro ponto importante é analisar a aderência do produto com a mídia online, por exemplo: se você vende um motor de carro será mais fácil vende-lo através do Google, se for uma roupa, calçado ou objeto de decoração muito provavelmente o retorno será melhor nas mídias sociais.

Resumidamente, para valer a pena investir em mídia online você precisa ter um equilíbrio nos quatro indicadores apresentados acima, uma margem bruta que absorva o investimento em mídia e outros custos do e-commerce, além de montar campanhas estratégicas para cada tipo de produto e mídia online.

Algumas dicas: usar palavras e frases mais exatas no Google para reduzir o valor do Custo por Clique, ou, dependendo do segmento, trabalhar com influenciadores nas redes sociais; melhorar a sua taxa de conversão segmentando melhor o seu publico e campanhas; melhorar o seu ticket médio criando kits com vários produtos ou oferecendo produtos relacionados, por exemplo: acessórios para quem esta comprando um celular (capinha, película protetora, etc.); trabalhar com produtos mais segmentados (de nicho), que permita uma margem bruta de pelo menos 50%.

Se precisar de mais informações sobre esta matéria, basta entrar em contato conosco através do e-mail: contato@sosecommerce.com.br . O SOS E-Commerce é um portal de serviços que nasceu com a missão de ajudar as empresas a entrar no comércio eletrônico e não ficar à deriva, ter ajuda sempre que preciso. 

Acompanhe também o nosso Quadro SOS E-Commerce na Record News – Programa Inova360, disponível também em nosso canal do Youtube.

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