Ouvimos muito que o grande desafio no comércio eletrônico é gerar tráfego para a loja online, e não deixa de ser uma verdade. Mas na maioria das vezes, por mais que você faça campanhas bem segmentadas de marketing digital, com produtos interessantes e que traga o cliente para a loja, nem sempre isso é o suficiente, pois existem vários outros fatores que influenciam na conclusão de uma venda, por exemplo: informações sobre o produto (imagens e descrição), navegabilidade, facilidade de encontrar o produto desejado, preço, formas de pagamento, fluxo de compra e pagamento etc.

Por isso você precisa pensar em algumas estratégias complementares para reter o cliente, converter mais e recuperar os pedidos perdidos. Estamos falando de ferramentas disponíveis no mercado como: busca inteligente, vitrines personalizadas, recuperador de carrinhos abandonados e campanhas de remarketing. São recursos que até pouco tempo eram usados apenas pelas gigantes empresas na internet, mas que hoje em dia já está disponível e acessível para qualquer porte de loja online, seja pequena, média, ou grande.

Todas as ferramentas citadas acima utilizam o recurso de inteligência artificial, conhecido também como “machine learning”, que nada mais é do que o aprendizado da máquina, coletando informações importantes de consumidores e usuários. Sendo assim um sistema capaz de entender e compreender os hábitos do consumidor, assim como as perguntas mais frequentes, produtos mais acessados, o que está sendo mais buscado e através da coleta de todas essas informações e traçar um ambiente aderente ao perfil daquela pessoa.

Vemos isso cada vez mais frequente quando pensamos nos assistentes de celular, tanto a Siri (IOS) Cortana (Microsoft) e o Google Assistente (IOS, Microsoft, Android). Todos eles reagem de uma forma dependendo da pergunta do usuário, como: – vai chover amanhã? – me acordar às 6 da manhã. – ligar para mãe.

O principal foco aqui é trazer ao usuário o melhor beneficio possível, trazendo dinamismo e praticidade para o sistema utilizado. É a humanização do robô, conhecendo o internauta a cada clique, a cada palavra pesquisada que o usuário se interessa, o produto que o mesmo está buscando e usar isso para facilitar uma venda ou enviar avisos com frequência sobre um tema do qual esteja pesquisando constantemente.

Trazendo a teoria para a prática e realidade do comércio eletrônico, ferramentas como a Performa.AI, possui milhares de lojas online beneficiadas com um sistema que entende o usuário, fazendo com que os mesmos se tornem clientes de um jeito prático e dinâmico. Através do interesse do usuário a home do e-commerce se molda de acordo com seus gostos e compras. Exemplo: quando tratamos de suplementos alimentares, onde existe uma compra constante e uma dieta bem definida, onde o usuário fica a mercê, que seja de um tipo de suplemento ou até mesmo de uma marca, o sistema identificará o cliente e a partir da sua primeira compra, temos algo mais aderente e que converterá numa venda mais eficiente na próxima compra do mesmo. Os itens pesquisados anteriormente estarão logo na primeira navegação. Se o cliente sair da loja, mesmo sem colocar nenhum produto no carrinho, na maioria das vezes a ferramenta consegue identifica-lo e enviar um e-mail com produto que ele pesquisou, gerando interesse nele em voltar e realizar a compra. Além de pop-ups para gerar senso de urgência no cliente, caso o mesmo tente sair da loja.

Com isso, a taxa de conversão aumentará, pois seus produtos terão mais aderência aos interesses dos seus usuários, e você terá mais retorno sobre os investimentos que fizer em marketing digital.

Conheça mais sobre o sistema da Performa.AI:

https://performa.ai/

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