Quer aumentar o Retorno sobre o investimento das estratégias de marketing digital do seu e-commerce?  

A maneira mais eficiente é através de estratégias de CRM para e-commerce, pois engajando a própria base de clientes, já existentes, você diminui a necessidade de investir em aquisição de novos clientes constantemente, o que resultado no aumento da lucratividade da sua loja virtual. 

Mas o que é CRM?

Se você trabalha com vendas online, já deve saber que a fidelização dos consumidores é uma prática muito importante. Nesse ponto, o CRM para e-commerce tem muito a contribuir para o seu negócio. 

CRM é a sigla para ‘Customer Relationship Management’, que em português pode ser traduzida como gestão de relacionamento com os clientes. Assim, podemos dizer que o CRM atua para oferecer um bom relacionamento com os consumidores do negócio online. 

Embora essa definição pareça um pouco abstrata, o que o CRM faz é bem prático. O sistema atua em diferentes pontos de contato do comércio eletrônico, de forma que todas as etapas do negócio funcionem em harmonia e, assim, possam oferecer um bom atendimento para os consumidores em todas as etapas da compra. 

E para que serve o CRM?

Como você pode ver, o CRM para e-commerce tem muito a agregar para o comércio eletrônico. Através de uma boa ferramenta, é possível compreender como funciona a jornada de compra dos consumidores daquele negócio, ou seja, analisar o comportamento dos usuários ao longo de todo o percurso na loja virtual. 

Além disso, a tecnologia permite que o e-commerce reúna os e-mails das pessoas que navegam no site, o que possibilita o envio de mensagens no caso de abandono de carrinho, por exemplo. Sabendo disso, podemos dizer que o CRM serve para que a loja possa aproveitar ao máximo a visita dos usuários, fazendo o possível para converter em vendas. 

Por que é importante usar CRM para a sua loja online?

Pois bem, esse tipo de software permite que o gestor do e-commerce coloque em prática um sistema integrado de gestão com foco no cliente, o que tem muito a agregar para os resultados da loja virtual a curto, médio e longo prazo. 

É bom ter em mente que o CRM não apenas aproxima o cliente da empresa, idealizando-o, como também ajuda na prospecção de novos clientes. Isso porque, quanto mais o empreendedor conhece os seus atuais fregueses, maiores são as chances de acertar ao identificar novos clientes e saber como atraí-los para o seu negócio. 

O CRM também se chama ‘sistema integrado’ justamente porque deve estar disponível para diversos setores de uma empresa. Ou seja, não é apenas o setor de vendas que precisa ter acesso ao software, como também o de marketing, suporte técnico e atendimento ao cliente.  

Quando falamos em CRM, pode parecer que apenas grandes empresas precisam desse tipo de serviço. No entanto, essa é uma tecnologia que também interessa aos micros e pequenos empresários, já que todos os empreendedores devem conhecer o seu público-alvo.  

Oferecer um bom atendimento, que vá de encontro com a necessidade dos consumidores, é um dos principais motivos para um empreendimento se consolidar no mercado. Nesse sentido, o CRM vai além de incrementar as vendas do e-commerce: ele é a base de um negócio de sucesso. 

Benefícios do CRM para E-commerce

Conquistar um novo cliente custa até 5 vezes mais do que manter um cliente que já possui conexão com a marca da sua loja virtual. Se você colocar isso na ponta do lápis pode ter certeza que esse resultado está impactando na lucratividade do seu negócio, por isso os principais benefícios do CRM para o e-commerce são impactos positivos na: 

  • Lucratividade; 
  • Redução no CAC (custo de aquisição de clientes); 
  • Engajamento da base de clientes; 
  • Fidelização dos clientes com uma linguagem One-to-one; 
  • Cria embaixadores da marca;

Como o CRM é feito na prática?

A comunicação com os clientes de uma loja virtual é muito ágil e dinâmica. Para desenvolver essa estratégia da maneira correta é muito importante que você possua uma equipe de especialistas – cuidando dessa estratégia tão importante para o seu negócio – pois ela terá impacto diretamente na lucratividade e credibilidade da sua marca. 

  • Régua de relacionamento 

A construção da régua é importante, pois ela dará a dinâmica correta com a sua base de clientes e também terá uma comunicação personalizada para cada perfil de cliente. 

  • Seleção da tecnologia 

É muito comum encontrarmos e-commerces que dizem que fazem suas estratégias com tecnologias para modelos de negócio distintos, mas nem sempre é assim. É necessário analisar caso a caso para definir a solução mais aderente e adequada para o seu negócio.

  • Engajamento da base de clientes 

Com uma régua bem desenvolvida e tecnologia específica para um e-commerce, é o momento de dar início ao trabalho de engajamento com a base de clientes, seja pela segmentação em mídias pagas, e-mails, push, WhatsApp, redes sociais ou até mesmo SMS. 

  • Avaliação dos resultados 

As avaliações dos resultados devem ser constantes para saber como os clientes estão reagindo com a régua de relacionamento desenhada. Com a sua metodologia de análise correta consegue-se prever os próximos passos a serem seguidos. 

  • Otimização da régua de relacionamento 

Com a avaliação é possível desenvolver novas réguas através do aprimoramento de programas de fidelidade, cupons, comunicação personalizada de campanhas e até ‘clusters por Coorte’ e ‘Curva ABC’ de clientes. 

Fonte:
https://cicloecommerce.com.br/servico/crm-para-e-commerce/
https://www.dlojavirtual.com/e-commerce/crm-para-ecommerce/

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