Descobrir a maneira correta de enviar encomendas no e-commerce pode ser uma tarefa complicada e que, em alguns cenários, pode assustar empreendedores que estão começando a vender seus produtos pela internet.
Pensando em facilitar o processo de postagem de pedidos em negócios de todos tamanhos, separamos uma série de dicas importantes para que o envio de encomendas por transportadoras seja feito de forma eficiente e econômica. Confere só!
Passo 1: coleta de informações do cliente para o preparo do envio
No ato da compra, seja em uma venda realizada em um site virtual, por rede social ou até em um aplicativo de mensagem, é preciso se atentar em recolher todas as informações necessárias para que a postagem do pedido seja realizada. São elas:
- Nome do destinatário (comprador)
- CEP de origem (sua loja)
- CEP de destino (cliente)
- Peso do pacote (em gramas ou quilo)
- Dimensões do pacote (altura, largura e comprimento)
Com essas informações em mãos, é possível realizar o cálculo do frete e também dar início ao procedimento de postagem.
A seguir, veja como realizar o cálculo do custo do frete e como conseguir a condição mais vantajosa para a sua loja online.
Passo 2: como calcular o frete das encomendas
Antes de fazer o cálculo do transporte com base em um pedido específico, é preciso ter em mente a dinâmica de precificação que todas as transportadoras utilizam como base para cobrar por seus serviços: prioridade da remessa, distância percorrida e cubagem.
Confira como economizar nos fretes da sua loja se atentando a esses fatores.
Frete econômico ou expresso?
O tempo que a encomenda leva para chegar ao seu cliente é um dos principais pontos que vão definir o valor do frete. Basicamente, as empresas de transporte oferecem duas opções de serviço:
Frete econômico: envios mais baratos, mas com prazo de entrega maior. A regra geral é, quanto menor a urgência, menor o valor do frete. Esse é o formato de frete mais usado no e-commerce
Frete expresso: serviço mais caro devido ao tempo de entrega mais rápido, mas com custo mais alto.
Caso o cliente não acuse a urgência da entrega no momento da compra, priorize o envio econômico informando para o comprador o tempo estimado de entrega.
Lembrando que quanto maior for a distância entre a sua loja e o endereço do comprador, maior será o valor do serviço, seja ele padrão ou rápido.
Por isso, faça sempre um estudo prévio antes de expandir a operação do seu e-commerce para outros estados ou disponibilizar os seus produtos para todo o Brasil. O preço do frete pode inviabilizar a operação.
Reduza o custo do frete entendendo o que é cubagem
Você sabe o que é cubagem? Além do peso real do produto, as transportadoras utilizam o peso cúbico do pacote para definir o valor de um transporte.
O peso cúbico nada mais é do que a relação entre o peso real e o volume ocupado pelo pacote. Esse é um mecanismo que as transportadoras utilizam para evitar que uma embalagem com peso pequeno seja despachada em uma caixa enorme, por exemplo.
O custo de cubagem é calculado da seguinte forma:
(C x L x A)/fator de cubagem
- C = comprimento (em cm)
- L = largura (em cm)
- A = altura (em cm)
- Fator de cubagem = valor definido por cada transportadora.
Os Correios utilizam seis mil como valor padrão.
Atenção: muitas empresas fazem uma comparação entre o peso real e o preço cúbico, adotando o maior valor para realizar a cobrança do frete. Sendo assim, nada de enviar um pedido em uma embalagem muito maior do que o produto.
Passo 3: como escolher a transportadora? Descubra de forma simples qual é a opção mais vantajosa
Com essas informações em mente, é hora fazer o cálculo do frete. Existem duas formas de fazer isso: a mais difícil, que é entrando no site de cada transportadora e conferindo qual oferece a melhor condição, ou o jeito mais simples – utilizando um gateway de frete para loja virtual.
Um gateway de frete funciona como um comparador de preços para a contratação de fretes para e-commerces. Nesse tipo de plataforma, é possível conferir, em um único lugar, preços e prazos de entrega de uma remessa em diferentes transportadoras.
Esse serviço pode ser utilizado tanto por quem possui um site como também por quem vende por conta própria.
Vale ressaltar também que nem sempre o serviço mais barato vai ser aquele que você já está acostumado a usar. Por isso, é sempre importante fazer essa pesquisa de preço prévia em empresas que oferecem esse serviço de forma gratuita.
Passo 4: embale as encomendas corretamente
Serviço de entrega contratado? Chegou o momento de preparar o pedido para entrega. Essa é uma parte crucial da operação, uma vez que despachar um pedido mal embalado ou em uma embalagem que não seja a ideal pode gerar problemas como avarias, trocas e devolução. Ou seja, prejuízo real para a operação!
Para não dar bobeira nessa etapa, conheça algumas dicas importantes sobre embalagens para e-commerce:
Envie suas encomendas preferencialmente em caixas de papelão (se possível do tipo corte e vinco) ou em envelopes de segurança, que são cobertos em seu interior por plástico-bolha.
Evite caixas muito grandes (que possuam alguma medida superior a 70cm), pois a maioria das transportadoras cobra um preço adicional para esse tipo de remessa.
Muitas empresas não transportam, ou cobram um valor extra, para enviar pacotes redondos ou em formatos cilíndricos. Se possível, personalize as embalagens em que os seus produtos são enviados com a sua marca, canais de contato e outras informações sobre o seu negócio.
Dê atenção especial no preenchimento interno das caixas com materiais que absorvam impacto (como placas de isopor, plástico bolha e outros), com objetivo de evitar avarias e, consequentemente, devoluções.
Passo 5: não se esqueça da logística reversa
Quem possui uma loja virtual deve estar sempre preparado para as operações de pós-venda. Casos de troca, devoluções e cancelamentos fazem parte do dia a dia de um e-commerce, e contratar fretes com empresas que oferecem serviço de logística reversa facilita (e muito!) a vida dos lojistas.
Logística reversa nada mais é do que o caminho de volta de um pacote da casa do comprador para a loja.
Praticamente todas as transportadoras oferecem esse serviço. No entanto, escolher uma que já conte com um sistema dedicado a esse tipo de entrega facilita bastante o processo da geração de etiqueta de frete que o cliente irá utilizar para fazer a postagem da devolução do produto.
Lembrando sempre que em casos de troca e devolução os custos do frete ficam sempre por conta do lojista.
Prontinho. Seguindo essas dicas simples, é possível enviar encomendas de forma eficiente e sem gerar prejuízo para a operação do seu e-commerce.
Fonte: E-commerce Brasil
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