Está querendo melhorar as vendas da sua loja online? Não sabe mais em que estratégias apostar? Então, este artigo é para você!

Embora a pandemia tenha provocado uma aceleração do comércio online no país, que mesmo que já fosse uma tendência, ainda se mostrava tímido, comparando com outros países, e até mesmo por conta de todo esse crescimento do setor, tem se mostrado mais urgente que as pessoas apostem em estratégias, driblando, assim, a concorrência.

Nesse sentido, comerciantes de todos os tamanhos estão começando a ter intimidade com algo que, até então, era uma novidade – o marketing digital. Pois é, e por meio de suas muitas estratégias, cada qual dentro de seu segmento, procura formas de ter mais presença digital e, consequentemente, aumentar suas vendas.

Pensando em você, que está em busca de dicas certeiras para impulsionar seu comércio, preparamos este artigo com oito importantes estratégias para melhorar as vendas da sua loja online. Confira quais são!

Oito estratégias para melhorar as vendas da sua loja online

Confira abaixo oito dicas básicas que, se seguidas corretamente, certamente irão melhorar suas vendas.

1. Defina suas metas de vendas

Primeiramente, é preciso ter definida a sua meta, dentro de sua realidade, de vendas. Não adianta ter como meta vender duas mil camisas, por exemplo, se em seu estoque só tem 500 peças.

Defina a porcentagem que deseja crescer, baseando-se em sua realidade. Assim, se deseja vender mais peças, por exemplo, considere o que é preciso para que isso aconteça.

2. Priorize a experiência do usuário em seu site

Será que o seu site é convidativo? Ele é fácil de entender, ou seja, possui boa usabilidade? Seu design é bem estruturado e oferece uma boa experiência ao usuário? Ter um site simples de usar e de entender, acredite, é importante para que as pessoas possam comprar e retornar nele.

Para isso, ofereça uma boa navegação, com informações fáceis de encontrar e com os botões funcionando perfeitamente, aumentando suas chances de conversão de vendas online.

E procure oferecer conteúdo, com textos que ajudem a converter vendas e chamar a atenção para a necessidade de adquirir seus produtos. Atualmente, a estratégia de ter um blog dentro dos sites, ou seja, de elaborar conteúdos como forma de atrair clientes, tem se mostrado muito eficaz.

3. Invista em anúncios pagos para melhorar as vendas online

Sem dúvida, uma das melhores maneiras de alcançar mais clientes é através de anúncios pagos.

Claro, primeiramente, é preciso saber onde o seu público está, ou seja, em quais canais ele passa mais tempo.

É possível investir em Google Ads ou promover postagens, como anúncios, em suas contas de mídia social, como Facebook ou Instagram, que apesar de terem um custo muito baixo, conseguem um alcance incrível, que ainda pode ser segmentado de diferentes formas, desde localização, sexo, faixa etária…

Na verdade, a mídia social precisa ser muito trabalhada por quem tem qualquer negócio, pois ela é uma ótima ferramenta de publicidade digital, que oferece o melhor retorno do investimento.

O Facebook e o Instagram oferecem vários tipos de anúncios para exibir seus produtos, desde vídeos até formato carrossel, e ainda há os stories, que costumam apresentar um ótimo resultado.

4. Ofereça ótimas ofertas e descontos

O mundo mudou e o comportamento das pessoas também. Atualmente, as pessoas estão mais exigentes e procuram não só praticidade na hora de comprar seus produtos, mas também alguma vantagem na hora de se decidir por uma marca ou outra, uma loja ou outra. Nesse sentido, com o mercado cada vez mais competitivo, sai na frente quem consegue oferecer mais vantagens, mesmo que ilusórias.

Por exemplo, frete grátis, mesmo que ele esteja embutido no preço da compra, kits de produtos, mesmo que um dos itens incluídos, certamente, alguém jamais compraria sozinho.

O importante é não considerar apenas o preço de um produto em si, mas alguma vantagem em adquiri-lo. Se o valor de um produto estiver muito baixo, por exemplo, isso pode significar que ele é de qualidade duvidosa.

Por isso, existem estratégias e sua implicações, sendo muito importante, antes de implementá-las, saber como seus clientes se sentem em relação ao seu produto e o que os levaria a comprá-lo, que tipo de vantagem ele teria que oferecer.

5. Use e abuse da mídia social

Sem dúvida, a mídia social é uma ferramenta valiosa para qualquer empresa, seja grande ou pequena, e ambas passam a ter o mesmo tamanho quando se trata de mídia social. Por isso, é preciso saber usar os diferentes canais sociais, principalmente as redes sociais, já que elas são as ferramentas mais eficazes de marketing para e-commerce.

Nesse sentido, canais como Facebook e Instagram têm se mostrado os mais eficazes, que podem dar ainda mais resultados se:

  • Aproveitarem um conteúdo postado por algum usuário, compartilhando as postagens originais de seus clientes em suas plataformas de mídia social. Por exemplo, um cliente que tirou uma foto usando um vestido comprado em sua loja.
  • Fizerem parceria com influenciadores, para que ajudem a promover sua marca e produtos, aumentando as chances de impulsionar suas vendas.
  • Criarem conteúdo relevante, para induzir seu público a fazer uma compra.

E por falar em mídias sociais, atualmente, os comentários em blogs, sites ou redes sociais vêm se mostrando um dos melhores canais a serem explorados, já que permitem descobrir tópicos de interesse e ainda aproveitar as informações para melhorar a forma de se relacionar com os clientes.

Também é possível identificar os problemas enfrentados pelos clientes e oferecer uma solução. Saber o que eles querem aumenta as chances de conversão, já que o que eles querem e precisam para a tomada de decisão você pode oferecer.

O fato é que usar um ambiente em comum, onde possa obter e fornecer feedbacks, costuma ser uma potente estratégia, desde que se mostre sempre presente, jamais deixando de responder comentários e, principalmente, nunca os apagando.

Enfim, se mostrar presente e sempre disposto a melhorar e resolver possíveis problemas, além de o aproximar de seu público, fará com que volte regularmente para interagir com sua empresa.

6. Utilize imagens e vídeos de alta qualidade

E na hora de trabalhar suas vendas e escolher os produtos que irá promover, seja em redes sociais, blog, site ou e-mail, nunca caia no erro de apresentar o produto em uma imagem de baixa qualidade. Isso desfavorece sua marca e seu produto.

É fundamental ter fotos atraentes de seus produtos e de alta qualidade, e apresentá-las da melhor forma possível a seus clientes em potencial. Acredite: 90% das informações enviadas ao cérebro são visuais, ou seja, a primeira impressão que as pessoas formam sobre algo é por meio da imagem.

Assim sendo, as imagens do seu produto podem convencer, ou não, o seu cliente em potencial de que vale a pena comprar o seu produto. Por isso, capriche na qualidade das imagens e vídeos de seus produtos, já que elas podem ajudá-lo a aumentar suas vendas online.

7. Aposte em e-mail marketing

Apesar de muitas pessoas apostarem em seu fim, por causa da força e crescimento das mídias sociais, na verdade, o e-mail marketing continua sendo o canal mais acessado. Portanto, ele é uma arma muito eficiente para manter um relacionamento com os clientes.

Por isso, o envio de email marketing personalizado não apenas ajuda a aumentar as vendas online, mas também influencia os clientes que deixaram o site antes de concretizarem a compra.

Hoje, é possível acompanhar os clientes com base em seus comportamentos com conteúdo personalizado para melhorar as conversões de vendas.

Por isso, nem pense em abrir mão dessa estratégia. Procure oferecer descontos exclusivos de vez em quando, avise seus clientes sempre que estiver realizando uma promoção ou venda. E mais, também use o e-mail para permitir que os assinantes saibam sobre novas postagens do blog ou algum conteúdo que possa ser de interesse.

Enfim, use essa potente ferramenta com sabedoria, sem abarrotar a caixa de entrada dos clientes, mas de forma constante e eficaz.

8. Tire proveito do WhatsApp

O WhatsApp já faz parte da vida da maioria das pessoas do mundo inteiro, mostrando-se uma fundamental ferramenta, e o que antes servia apenas como um espaço para bate-papo, entre conhecidos e familiares, hoje já é estratégia de marketing de lojas de todos os tamanhos.

O fato é que em um mundo cada vez mais digital e imediato, os consumidores esperam por experiências simplificadas, um relacionamento mais próximo e um atendimento eficiente e personalizado, enfim, tudo o que o WhatsApp pode oferecer.

Por isso, é certo afirmar que o WhatsApp é hoje uma estratégia fundamental, principalmente quando integrado a outros canais de compras.

Fonte: E-commerce Brasil

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