Segundo as projeções da ABComm, o e-commerce deve crescer 12% em relação ao ano passado, alcançando um faturamento de R$ 169,5 bilhões em 2022.

A notícia é excelente e tem consequências, claro, para o aumento da base de players do setor.

Com mais concorrência, é importante que as empresas cuidem melhor de suas estratégias, procurando alternativas que ajudem a agregar valor ao seu negócio.

O unboxing cumpre exatamente essa função, permitindo que a loja estabeleça um contato diferenciado com o cliente, aprimorando a sua experiência com a marca.

Neste artigo, vamos entender melhor as estratégias que podem ser empregadas e como o e-commerce pode ampliar seus resultados ao investir nessa frente.

Unboxing experience: porque ele é importante

O comércio virtual tem muitas vantagens: variedade, possibilidade de comparar preços e condições de pagamento, economia etc.

No entanto, existe uma lacuna entre o momento da compra e o recebimento do produto que pode gerar certa ansiedade ou até reduzir o entusiasmo do consumidor.

Uma maneira de reverter essa situação é o unboxing experience. Lembre-se de que o “tirar da caixa” (seria isso numa tradução literal) não se restringe à embalagem, mas envolve outros aspectos que podem ajudar a impactar o cliente naquele momento da sua jornada de compra.

Portanto, mais do que uma ação pós-venda, trata-se de uma experiência valiosa para melhorar branding do e-commerce, conquistar o consumidor e, claro, diferenciar a empresa da concorrência.

A importância da embalagem para a marca

Não é novidade que os nossos desejos são despertos pelo que os nossos sentidos captam do ambiente. Embora todos eles tenham papel importante, a visão se destaca como fator que exerce influência maior que as outras percepções.

Por isso, há muito tempo, muitas empresas bem-sucedidas reconhecem a importância de uma embalagem atrativa.

Bonitas, inovadoras, rústicas e saudosistas, ousadas ou sofisticadas, elas chamam a atenção do consumidor, agregam valor ao produto e ainda ajudam a formular uma imagem para a marca.

No e-commerce, elas ganham destaque especial. O momento em que o cliente recebe sua encomenda é, de fato, seu primeiro encontro com o produto adquirido.

A proposta, então, é que a entrega evoque sensações agradáveis que façam a pessoa pensar que valeu a pena esperar para receber o produto.

Portanto, a embalagem é uma representante da marca nas mãos do cliente. Ela cria uma disposição mental positiva para receber e apreciar a compra, o que é essencial para agradar e fidelizar o consumidor, reduzindo o custo de aquisição.

Ainda tem dúvidas sobre a importância do unboxing? Então, pense no que algumas marcas extremamente valorizadas fazem no mercado, como a Apple. Ela cria toda uma expectativa para esse momento, encantando seus fiéis usuários.

Como tornar o unboxing experience inesquecível

Depois de entender a importância do unboxing experience, que tal descobrir algumas ideias criativas para aplicar essa estratégia?

1 – Invista na qualidade da embalagem

Uma boa embalagem é aquela que o cliente quer guardar, mesmo que ele já não precise dela para acondicionar o produto. Ela encanta pelo design, pela identificação com a marca ou pelas lembranças que evoca.

Por isso, invista em um bom design e em materiais de qualidade. Devido ao transporte, sempre necessário no e-commerce, ela deve ser resistente para chegar intacta à casa do cliente, fazendo com que ele tenha uma boa percepção da empresa.

2- Transmita a identidade da marca

Cada empresa atinge um público diferente, com características completamente distintas.

Além disso, seus produtos também apresentam uma imagem que deve ser condizente com a embalagem.

Portanto, se o seu público é seleto e sua empresa quer transmitir a ideia de sofisticação e exclusividade, sua embalagem deve refletir esses conceitos no design e no material de que é feito. Aliás, até a experiência de entrega pode ser feita de forma diferenciada.

Se, por outro lado, a ideia é evocar as sensações da roça ou da fazenda, aposte em materiais rústicos e que tenham até mesmo o cheirinho do campo. São esses detalhes que criam uma experiência completa e inesquecível.

3- Incentive a formação de coleções

Essas ações foram muito praticadas no varejo e sempre trazem excelentes resultados. Quem nunca viu a mãe correndo ao mercado para colecionar latas comemorativas de biscoitos, leite condensado e até papel higiênico?

Crie um conjunto de embalagens úteis para outras finalidades e com um design coordenável. Informe isso em seu site e em um informativo na primeira entrega ao usuário.

Além da experiência, trata-se de um incentivo para que ele volte a comprar em breve.

4- Personalize

Sua empresa pode entregar uma encomenda para o cliente nº 78.346 ou para a Maria. Em qual das duas situações você acredita que a pessoa se sentirá surpreendida e valorizada pelo negócio, caracterizando uma verdadeira ação de marketing pós-venda?

Além disso, sua estratégia pode conter uma mensagem personalizada para o consumidor. Se você tem uma loja de calçados femininos e Maria é uma cliente fiel, espera-se que sua plataforma já saiba como prever suas preferências, certo?

Então, por que não aproveitar o seu unboxing para apresentar essas sugestões à Maria, de forma personalizada?

Ela pode receber um cartão caprichado, parabenizando-a pelo bom gosto e apresentando um QR Code para consultar as opções que sua loja preparou especialmente para ela.

Essa não é uma experiência muito comum, mas tem o potencial de ganhar clientes, encantá-los com seu atendimento e criar oportunidades de venda.

5- Valorize o produto

Alguns recursos simples garantem um efeito visual capaz de valorizar o seu produto e criar um clima de sofisticação e mistério. Saiba quais são eles:

Embrulho em papel suave

Envolver o produto em um papel mais fino e sofisticado acrescenta uma camada a mais de mistério, emoção e delicadeza ao unboxing.

Eles podem ou não conter uma impressão com o seu logotipo, tornando a experiência ainda mais personalizada.

Adesivos

Você pode utilizá-los para fechar a caixa ou até mesmo esse papel suave que adicionou à embalagem. Lembre-se de não usar um produto genérico, mas um adesivo com sua logo para fortalecer a marca.

Enchimento

Em alguns casos, é importante acrescentar uma proteção ao produto. Para isso, existem bolinhas ou flocos de isopor, espumas, sacos de ar e plástico-bolha.

No entanto, eles não são visualmente atrativos, não podem ser considerados um diferencial de marketing e ainda trazem sua cota de prejuízos ao planeta.

Se o seu produto não precisa dessa proteção, mas seu objetivo é usar um enchimento para agregar volume e criar uma percepção visual melhor, aposte em outras opções. Papel colorido amassado é uma alternativa interessante.

Cartões corporativos e material promocional

Parabenize o cliente pela compra por meio de um cartão corporativo. Além disso, incentive-o a voltar à loja com algum tipo de código promocional que possa ser aplicado na próxima compra.

Você também pode transformar o cliente atual em um defensor da marca, adicionando um desconto com o qual ele possa presentear um amigo. Assim, a sua loja conquista fidelização e marketing gratuito no mesmo pacote.

Brindes e amostras

Também são uma ótima maneira de agradar o cliente e ainda fazer propaganda de outros produtos.

A recomendação é enviar amostras de mercadorias da sua loja ou fazer uma parceria com negócios que lidam com o mesmo público-alvo.

Uma loja de lingerie, por exemplo, pode enviar uma pequena amostra de uma vela para massagem. Da mesma forma, o outro negócio pode pensar em maneiras de divulgar seus produtos aos clientes deles, ampliando a carteira de ambos.

Fique atento: um unboxing experience inesquecível vai fazer o cliente guardar excelentes memórias, voltar à sua loja rapidamente e se tornar um consumidor cada vez mais assíduo, proporcionando excelentes resultados.

Fonte: Blog da JET

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