E de repente, tudo mudou. Já parou para pensar em como é difícil se manter atualizado com as tendências tecnológicas? O mesmo acontece nas redes sociais, que estão em constante transformação. O que funciona hoje para alcance e engajamento, por exemplo, pode se tornar obsoleto em seis meses. Ao mesmo tempo, uma necessidade impensável atualmente pode ser a regra obrigatória em igual período. E não tem muito o que ser feito, a não ser ficar atento às atualizações nas redes sociais dia sim e dia também.

Imagine que uma pessoa conhecida próxima despertou de um sono profundo, de aproximadamente cinco anos. Naquele tempo, o Instagram já era uma rede importante, mas a queridinha do momento era o Facebook. Depois, o Insta teve o seu momento de muita força, principalmente como uma rede social de compartilhamento de fotos bonitas, cheias de filtros.

Mas daí veio a chinesa TikTok e os vídeos curtos, com uma infinidade de recursos para edição e atração. Muitos dizem que essa já é a maior rede social do mundo, mas por quanto tempo?

Afinal, o Instagram tem passado por uma verdadeira mutação e se transformado em referência de (pasmem!) vídeos curtos e com uma infinidade de recursos para edição e atração.

E a disputa da Meta – desenvolvedora do Facebook e do Instagram – com a ByteDance – do TikTok – não para por aí. Prova disso é que recentemente os chineses iniciaram um grande trabalho de distribuição do Helo na América Latina, uma espécie de Facebook, Instagram e Twitter, na mesma plataforma, que já é referência em parte da Ásia.

Por que eu devo saber das atualizações nas redes sociais?

Quem vende online precisa acompanhar essas tendências. Isso porque são canais importantes para atrair consumidores e efetivar vendas.

Para o Dia dos Pais de 2022, por exemplo, a Opinion Box, em parceria com a All In, levantou que dos interessados em fazer compras para essa data, 45% efetivaram a pesquisa de produtos por meio de aplicativos, 42% em sites de buscas e 29% através das redes sociais. Ou seja, trata-se de uma fatia que não pode ser negligenciada.

Veja algumas atualizações nas redes sociais em 2022

Como você viu, acompanhar as atualizações das redes sociais é fundamental para manter o engajamento e o alcance da marca. Confira, a seguir, as principais mudanças das plataformas em 2022.

Instagram

Para competir com o TikTok, o Instagram tem focado cada vez mais na produção de vídeos. Um bom exemplo é o aumento do tempo dos vídeos em reels, de 60 para 90 minutos. Além disso, a rede reformulou a entrega de todo o conteúdo, antes focado para os seguidores, e agora baseado no interesse do usuário, seja ele da sua rede ou não.

O Instagram também aperfeiçoou o feed e, agora, permite fixar até três conteúdos simultaneamente.

E para quem vende pela rede social, uma boa notícia. Foi criado um botão de orçamentos, garantindo assim contato direto entre cliente e vendedor nos perfis comerciais.

Facebook

Também começa a apostar em vídeos curtos, assim como TikTok e Reels do Instagram. Outra mudança está na distribuição do conteúdo, que voltará a ser focado em entretenimento. Vendas online, por exemplo, poderão ser afetadas pela mudança e ter menor alcance e engajamento nas publicações.

Twitter

Criou uma ferramenta de comunidades, que pode ser muito bem explorada por lojas virtuais e marcas. A ideia é estabelecer grupos que contenham interesses pelo mesmo tema. Assim, uma loja de roupas, por exemplo, pode estabelecer um canal direto com potenciais clientes para mostrar lançamentos, tendências e divulgar promoções.

Muito além das atualizações nas redes sociais

Não é novidade que as vendas online estão em alta, e foram impulsionadas, principalmente, pela pandemia da Covid-19. A prova disso é que, somente no primeiro semestre de 2022, as vendas virtuais cresceram 785% se comparadas ao mesmo período de 2019, antes do início da pandemia no Brasil.

Diante desses dados, não restam dúvidas de que esse é um mercado em alta, mas com grande concorrência. Por isso, investir em rede social não é a cereja do bolo. Em muitos casos, é o próprio bolo, pois é ali que o consumidor pode conhecer os produtos, ver opções de uso e consultar preços. Além disso, uma rede social bem feita transmite credibilidade para a sua loja virtual.

Essa relação direta com o cliente é chamada de social selling. Trata-se de uma estratégia de fortalecimento da relação com o consumidor.

Se conectar com ele é a palavra de ordem, e existem várias formas de se fazer isso. Lembra que falamos da importância dos vídeos no TikTok e no Instagram?

Pois invista neles! Apresente produtos, mostre a aplicabilidade e olhe direto para a câmera. Tenha proximidade com o seu cliente e transmita confiança para que ela possa efetivar a compra.

Mas não se esqueça do seu e-commerce!

Se é preciso se preocupar em vender mais e melhor nas redes sociais, o mesmo vale para os próprios sites.

Dessa forma, é fundamental um trabalho de base, focado na utilização das melhores plataformas de integração e investimento em marketing digital, com boas estratégias para alcançar resultado orgânico.

Ou seja, para aparecer bem em resultados de pesquisas, é preciso investir em organização e tecnologia, como a otimização do site em SEO e a criação de conteúdos atrativos para gerar tráfego, como artigos e blogs.

Adote as estratégias que estiverem ao seu alcance

As atualizações nas redes sociais são constantes, e possivelmente nunca vão parar. Para não ficar para trás, leia muito e converse com especialistas do mercado digital. Se adapte e adote todas as estratégias que tiver ao alcance para evitar impactos.

Aliás, vocês já notaram reflexos dessas mudanças no alcance e no engajamento das suas publicações? Se sim, as vendas foram impactadas? Como fizeram para reverter? Vamos compartilhar experiências!

Fonte: E-commerce Brasil

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