Este ano deve trazer um inédito combo de datas sazonais que promete movimentar o varejo online e fazer desses dois últimos meses os mais movimentados. Embalada pela Copa do Mundo, a Black Friday acontece dia 25 de novembro, cinco dias depois do início do mundial e com exato um mês de distância do Natal.

Em 2022 não será diferente. Segundo estimativa da ABComm, a Black Friday deve movimentar aproximadamente R$6,05 bilhões no e-commerce, o que representa um crescimento de 3,5% em relação ao faturamento de 2021.

Para o Natal, as expectativas continuam otimistas. Conforme a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), o varejo teve um aumento de 2,3% até abril deste ano, superando, no primeiro quadrimestre de 2022, o aumento de 0,8% que conquistou nos últimos 12 meses.

Além disso, a Associação Brasileira do Varejo (ABV) aponta que a projeção é de que as vendas aumentem até 12% no segundo semestre de 2022 em relação ao primeiro semestre do ano. E, em reportagem para o Jornal Nacional, lojistas apontam que esperam um aumento de 15% nas vendas apenas para o Natal deste ano.

As oportunidades estão aí, então é hora de arregaçar as mangas e preparar as estratégias para aproveitar os bons ventos da Black Friday, prolongando o período de vendas aquecidas até o Natal. Então, acompanhe as dicas e fique de olho nesses pontos para tirar de letra esse período no seu e-commerce.

Crie situações para vender quando o cliente quiser comprar

Quando falamos em combo de oportunidades para vender neste final de ano, estamos falando sobre o fato de que os consumidores mais ávidos pelas promoções de Black Friday e pelas liquidações de Nata já estão pesquisando e acompanhando os preços de seus alvos de desejo há muito tempo.

O e-commerce que for capaz de usar essas informações a seu favor certamente oferecerá uma experiência otimizada e terá mais chances de fidelizar o consumidor através de diversos aspectos da jornada de compra para além do preço. Alternativas de pagamento, cashback e entrega antecipada são algumas das funcionalidades que podem atrair o consumidor no mar de possibilidades que a internet oferece.

Conforme estudo conduzido pela Zoox, 55,7% dos consumidores preferem esperar a data exata da Black Friday para fazer suas compras, pois têm a sensação de que aproveitarão as melhores ofertas no dia exato. Contudo, mais de 31% já estão com suas compras programadas, por exemplo, para adquirir uma TV ainda a tempo de acompanhar a Copa do Mundo. Além disso, mais de 43% dos consumidores dizem aproveitar a chance para garantir os presentes de Natal com antecedência.

Nesse contexto, criar promoções de “aquecimento” uma semana ou alguns dias antes da Black Friday, e até mesmo as famosas liquidações de Natal, é uma excelente pedida para atrair o consumidor e criar oportunidades de vender quando esse cliente se sente pronto para comprar.

Ofereça promoções e facilidades na compra

Que o consumidor brasileiro é altamente atraído por promoções e descontos não é nenhuma novidade. Nas datas sazonais, esse tipo de benefício pode ser ainda mais decisivo na escolha do cliente, ajudando não só na atração, mas na fidelização deles e na possibilidade de que repitam a compra após a sazonalidade.

Conforme dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 71% dos brasileiros dizem esperar os saldões e promoções para fazer suas compras. Por isso, ações promocionais como cupons de desconto, cashback, brindes e outros tendem a funcionar bem tanto na Black Friday quanto no Natal, e a dica é avaliar como oferecer benefícios nos itens mais vendidos do seu site, por exemplo.

Além disso, segundo dados da ABComm, o preço do frete pode influenciar até 90% a decisão de compra de um item no e-commerce. Por isso, pensar em alternativas de frete grátis e entrega rápida também pode impactar positivamente as vendas.

Nesse processo de logística de entrega, uma alternativa é adotar a modalidade “pick up in-store”, que teve um aumento de 139% em 2021, e consiste no fato de o cliente efetuar a compra pela internet e retirar o produto diretamente em uma loja física. Dessa forma, a loja tanto reduz os custos logísticos quanto favorece o cliente ao disponibilizar o produto para retirada rápida.

Garanta transações seguras no seu e-commerce

De acordo com levantamento da Mastercard, 52% dos brasileiros priorizam a segurança na escolha da forma de pagamento que será utilizada nas compras online. Isso porque o aumento do uso de meios de pagamento digitais facilita muito as compras online, mas também aumenta as chances de fraudes e vazamento de dados nas transações.

Por isso, é fundamental ter no seu e-commerce um processo de checkout seguro, bem como programas antifraude integrados. Dessa forma, você garante mais segurança nas transações tanto para os seus clientes quanto para a sua empresa. Certifique-se de que sua plataforma conta com esse tipo de funcionalidade para evitar dores de cabeça neste fim de ano.

Certifique-se de que a navegação da sua loja é amigável

Simule uma experiência de compra no seu e-commerce navegando por toda a jornada como se fosse um cliente. Essa experiência é fundamental para identificar os gaps da sua plataforma e avaliar se a experiência de compra é efetivamente boa e se a navegação é, de fato, amigável para o seu público.

Então, reserve um tempo para explorar sua loja virtual sem pressa, teste todas as possibilidades, avalie o funcionamento do checkout, se ele funciona em guias anônimas, por exemplo, ou se é efetivado se estiver aberto em mais de uma aba ao mesmo tempo. Verifique as opções de pagamento, se não há possibilidade de duplicidade na hora que o cliente clicar em “finalizar compra” e também verifique se os botões de “voltar” existem e estão ativos para dar uma boa navegabilidade por toda a transação.

Estabeleça prazos reais e atente-se para o pós-venda

Sabe aquela máxima que diz “não dê um passo maior do que suas pernas”? A mesma lógica vale aqui para os prazos de entrega. Esse é um dos principais requisitos que o cliente avalia para efetivar uma compra online e, geralmente, quanto mais curtos os prazos, mais clientes optam pela compra – alguns até topam pagar mais por uma entrega expressa.

Mas os atrasos nas entregas também estão entre os principais motivos de reclamação por parte dos consumidores. Por isso, não prometa prazos irreais e que sua logística não será capaz de cumprir só para agradar ao consumidor. Lembre-se de que se você não conseguir cumprir os prazos estabelecidos na venda, todo o seu NPS pode ir por água abaixo e sua empresa pode se tornar alvo de reclamações e avaliações negativas.

Quando falamos em excelência da experiência de compra, estamos contemplando a jornada desde quando o consumidor acessa seu e-commerce até o momento em que é atendido no pós-venda, incluindo se os prazos de entrega foram cumpridos. Todo esse processo pode contribuir para a fidelização e fazer com que o cliente continue fazendo negócio com você, independentemente das promoções sazonais.

Aqueça os motores e excelentes vendas no seu fim de ano!

Fonte: E-commerce Brasil

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