O estudo ainda mostrou que entre os elementos citados pela preferência estão o fácil acesso a produtos, a entrega e boa reputação.

A comodidade das compras online é uma das principias mudança nos hábitos do consumidor desde a aceleração do ecommerce nos últimos anos. Mesmo com inúmeras opções no ambiente digital, uma passa mais segurança para os brasileiros. Segundo pesquisa feita pela All in, com parceria da Opinion Box, 47% dos consumidores confiam mais nos marketplaces do que em ferramentas de busca, como Google e Yahoo.

O estudo ainda mostrou que entre os elementos citados pela preferência estão o fácil acesso a produtos, a entrega e boa reputação. Para Alex Moro, especialista em marketplace e consultor do Mercado Livre, o frete grátis e o prazo de entrega são fatores de decisão de compra. “Se antes o brasileiro esperava 10 ou 15 dias para receber os produtos comprados pela internet, hoje as coisas mudaram tanto que algumas lojas entregam no mesmo dia. Um dos maiores fatores de decisão de compra é o frete e o prazo de entrega”, destacou o especialista.

Apesar de um cenário de retomada das lojas físicas, com o final das restrições da covid, as projeções de vendas no marketplace seguem otimistas. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, 98% dos consumidores analisam os preços antes de comprar itens de moda. Dentre os entrevistados, 40% tem o hábito de revisar antes de comprar acessórios, calçados e peças de vestuário em sites de busca, seguido por 22% em marketplaces.

Impactos do online

“A partir do momento em que uma pessoa tem uma boa experiência de compra on-line, ela vai voltar a comprar no digital e isso se torna um ciclo. Além disso, na internet é possível encontrar produtos específicos e facilidade de acesso, sem precisar se deslocar, pegar um transporte, ir até um centro comercial, enfrentar filas, se desgastar, e muitas vezes, sem encontrar o que deseja nessas lojas físicas”, comenta Alex Moro

Em 2015 o Mercado Livre implementou sua loja oficial e grandes marcas, como Sony, Brastemp e Lenovo, aderiram à plataforma. Esse movimento foi importante para aumentar a confiança do site diante do público. “No Brasil, o marketplace começou pelo Mercado Livre, que demorou 24 anos para conseguir ganhar a confiança dos compradores. Enquanto isso, outras grandes redes, como Casas Bahia, Magazine Luiza e Americanas se tornaram marketplaces quando já tinham a confiança da população, abrindo para pequenos lojistas”, finaliza Moro.

Fonte: Mercado&Consumo

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