Segundo o estudo Marcas Brasileiras Mais Valiosas 22/23, da Interbrand, as 25 marcas que compõem o ranking ultrapassaram o valor de R$ 153 bilhões.
Com um valor estimado em R$ 44,3 bilhões, o Itaú é a marca mais valiosa do Brasil, seguido por Bradesco, com R$ 28,6 bilhões; Skol, com R$ 18,8 bilhões; Brahma, com R$ 13,3 bilhões; e Banco do Brasil, com R$ 10,3 bilhões.
Segundo o estudo Marcas Brasileiras Mais Valiosas 22/23, da Interbrand, as cinco primeiras marcas do ranking representam 75% do valor total. Somadas, as 25 marcas que compõem o ranking ultrapassaram o valor de R$ 153 bilhões, representando um crescimento de 6% na comparação com a edição anterior.
As categorias mais representativas da lista são: serviços financeiros (59%), bebidas alcoólicas (22%) e varejo (12%).
“As marcas de maior crescimento do estudo foram as que souberam se adaptar as rápidas alterações comportamentais de seu público nesta era onde a rapidez e certeza da mudança dão forma ao novo normal”, afirma Beto Almeida, CEO da Interbrand.
Outros destaques
Entre os destaques está o Nubank, que estreou já 7ª posição, com valor de marca estimado em R$ 3,8 bilhões.
Já a marca que apresenta o maior crescimento, em relação ao ranking anterior, é a Renner (14%). Embora tenha subido apenas uma posição, de 12ª para 11ª, seu valor de marca saiu de R$ 1,7 bilhão para R$ 1,9 bilhão.
Além da varejista de moda, apenas outras sete marcas apresentaram crescimento de dois dígitos: Localiza (13%), PagSeguro (13%), Atacadão (13%), Hering (12%), Assaí (11%), Porto Seguro (11%) e Drogasil (10%). Apesar disso, o varejo, setor que mais cresceu nos últimos anos, foi impactado nessa edição pela queda significativa do valor de marca da Lojas Americanas, que saiu da 10ª para a 19ª posição.
Os últimos fatos relacionados aos resultados da companhia no início de 2023, incluindo as inconsistências contábeis e o processo de recuperação judicial, foram determinantes para a avaliação no ranking. Embora as informações financeiras utilizadas no estudo sejam referentes aos anos de 2021 e 2022, a força de marca da Lojas Americanas sofreu um grande impacto, que resultou em uma desvalorização de 53%, tendo hoje como valor estimado R$ 844 milhões.
Fatores de crescimento
Em comum, as marcas com maior crescimento na atual edição do estudo apontam três fatores principais como catalisadores do resultado positivo: alinhamento, empatia e presença.
“Alinhamento é o quanto a organização está comprometida com a mesma estratégia. Empatia é o quanto a empresa responde de forma ativa e eficaz aos desejos e necessidades do consumidor. Presença se relaciona ao quanto a marca é considerada e relembrada no momento de decisão de compra”, diz Almeida.
Fonte: Mercado&Consumo
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