Pesquisa revela que 51% dos consumidores online não confiam na plataforma como canal de compras.
Lançado em 2016, o TikTok é uma realidade na internet mundial, ultrapassando a marca de mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês. No Brasil, de acordo com o DataReportal, já eram 74,1 milhões de pessoas participando ativamente da rede em janeiro de 2022. E com o sucesso, a plataforma que permite que os usuários criem e compartilhem vídeos curtos, também se tornou um canal de vendas para muitos negócios.
Indo por esse lado, a pesquisa CX Trends 2023, realizada pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, mostrou que mesmo com 50% dos consumidores online considerando fácil realizar a compra pelo TikTok, 51% dos entrevistados não confiam no canal para esta finalidade.
Rodrigo Ricco, CEO da Octadesk, conta que, apesar do número de downloads, a rede ainda aponta oportunidades de amadurecimento como canal de vendas. “O TikTok oferece vantagens para marcas e empreendedores promoverem seus produtos e serviços de maneira única. No entanto, a ausência de confiabilidade pode estar ligada à falta de funcionalidades desenvolvidas para transações de compra, como o Instagram e o Facebook já oferecem. Uma vez que não existem recursos da própria rede para facilitar as transações, pode ficar complexo transmitir credibilidade”, afirma.
O executivo ainda ressalta que uma das principais vantagens do TikTok como plataforma de vendas é a capacidade de alcançar um público vasto e diversificado. Com bilhões de usuários diariamente, as marcas podem conquistar consumidores de diferentes faixas etárias, interesses e localizações geográficas. “Isso é particularmente valioso para as empresas que desejam expandir seu alcance e chegar a novos mercados”, completa Ricco.
Facilidade de uso x confiabilidade
O levantamento mostrou que a facilidade de uso do TikTok para fazer compras foi destacada por 50% dos entrevistados. “Esse número nos mostra a simplicidade e a intuição que a plataforma apresenta, assim como a facilidade com que os usuários podem navegar, interagir e realizar tarefas. A facilidade de uso é importante porque permite aos usuários acessar e utilizar a plataforma de forma eficiente, sem encontrar obstáculos significativos”, destaca Ricco.
Por outro lado, a maioria dos consumidores disse que não confiam no TikTok como canal de compra. “Apesar da excelente usabilidade, a rede social deve inspirar confiança nos usuários e eles podem contar com ela para realizar suas atividades sem problemas. A facilidade de uso está relacionada à experiência do usuário na utilização da rede social, enquanto a confiabilidade diz respeito à segurança, estabilidade e consistência da plataforma. Ambos os aspectos são importantes para fornecer uma boa experiência aos usuários e garantir que eles se sintam à vontade para utilizar a rede social de forma eficaz e confiável”, finaliza o executivo.
Fonte: Mercado&Consumo
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