A Netshoes Marketplace e Zattini fazem parte do mesmo grupo e neste artigo você vai aprender como começar a vender nesses dois gigantes e lucrar cada vez mais através dos marketplaces.

A Netshoes Marketplace, um dos principais players do comércio virtual, consolidou-se como canal de vendas online para produtos de esportes.

Do atleta amador ao entusiasta da moda fitness, a Netshoes é referência para aqueles que buscam produtos de alta qualidade, e das melhores marcas do mundo esportivo, como Adidas, Nike, Everlast, Fila, Puma, Umbro e Penalty.

Então, caso seu negócio busque um público interessado em produtos esportivos e de moda fitness, você não pode ficar de fora desse marketplace. 

Mas, antes mesmo de se cadastrar na Netshoes, vale a pena entender como funciona a plataforma e quais são os requisitos para se tornar um vendedor. 

Neste post, vamos explicar o passo a passo de como você pode aproveitar essa plataforma para vender seus produtos. 

Continue a leitura e veja como se cadastrar hoje mesmo!

O que é a Netshoes Marketplace e qual sua importância como canal de vendas?

A Netshoes Marketplace é um canal de venda consagrado para negócios que comercializam artigos esportivos, acessórios, roupas, suplementos, entre outros itens. 

Com 54 milhões de acessos mensais e cadastro gratuito para vendedores, o site ganhou a confiança do consumidor brasileiro ao longo de mais de 20 anos e se tornou um meio rentável de adquirir um bom volume de vendas online.

Mas nem sempre foi assim. 

A Netshoes foi fundada por Marcio Kumruian e Hagop Chabab no ano 2000, inicialmente como uma loja física de varejo.

Em 2002, a empresa migrou para uma loja virtual, tornando-se pioneira no comércio online de artigos esportivos.

Pouco tempo depois de migrar para o digital, a Netshoes se transformou em um marketplace, mediando a relação entre vendedores e consumidores online.

Com a proposta de expandir a vitrine da empresa e alcançar um público mais amplo, o Grupo Netshoes lançou a Zattini em 2014, um e-commerce com foco em moda e lifestyle.

Os visitantes da Zattini encontram mais de 280 marcas parceiras do site, a partir de um portfólio com mais de 28 mil produtos.

Camisas, calçados, roupas íntimas e itens de beleza fazem parte do leque de produtos vendidos na Zattini Marketplace.

Se a popularidade do Grupo Netshoes parecia não ter como crescer, a situação muda quando a Magazine Luiza adquire a empresa em 2019.  

Em três anos sob o comando da gigante varejista, a Netshoes terminou 2022 com um lucro líquido de 56 milhões de reais.

Registrando o 1° ano financeiramente rentável em toda a sua história.

O aumento do faturamento veio, é claro, junto com o aumento das vendas do site e o aumento do número de consumidores acessando os produtos divulgados na Netshoes.

Em resumo, hoje a Netshoes está entre os maiores marketplaces do Brasil e se tornou um canal lucrativo para expandir as vendas de negócios online.

Como se tornar um vendedor na Netshoes Marketplace?

Antes de iniciar o processo de cadastro na Netshoes, é importante saber que é necessário possuir um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) para se tornar vendedor no marketplace. 

O CNPJ é o registro para comprovar a legalidade e formalidade do seu negócio. 

Isso significa que não é possível se cadastrar na Netshoes Marketplace apenas com o CPF.

Por outro lado, o cadastro no site como vendedor é totalmente gratuito, e você só paga as taxas cobradas pelo marketplace a partir de cada venda realizada.

Abaixo, confira o passo a passo de como se cadastrar como vendedor na Netshoes.

1. Acesse o marketplace da Netshoes

Comece acessando a página do marketplace da Netshoes. 

Se você deseja vender no marketplace da Zattini, basta acessar a página de cadastro correspondente.

2. Realize o cadastro da sua loja

Tanto na Netshoes quanto na Zattini, será necessário realizar o cadastro no site da loja. Para isso, preencha o formulário disponível na página em cada site com as informações solicitadas.

3. Aguarde a aprovação

Após o cadastro, a equipe da Netshoes ou da Zattini vai analisar as informações do seu negócio para verificar se ele está alinhado com a proposta da plataforma. É necessário esperar pelo retorno da empresa para prosseguir com o cadastro.

4. Envie os documentos necessários

Após a aprovação do seu cadastro, será necessário enviar a documentação necessária para a Netshoes, a fim de regularizar sua inscrição. 

Os documentos solicitados podem variar conforme o tipo de negócio. Em todos os casos, é importante obter dados básicos como CNPJ, inscrição estadual e endereço comercial.

Depois de aprovado, como começar a vender?

Após a regularização do seu cadastro, você poderá começar a configurar a sua loja e adicionar os seus produtos

Siga as instruções fornecidas pelo marketplace para criar uma página atraente e colocar informações sobre seus produtos nas descrições.

Com sua loja configurada, você estará pronto para finalmente receber pedidos! 

Certifique-se de gerenciar adequadamente os pedidos e manter o controle do estoque.

Quando um pedido for realizado, realize o envio do produto de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo marketplace. 

Certifique-se de seguir os procedimentos adequados de embalagem e logística para garantir a entrega segura e eficiente dos produtos.

Quais as diretrizes da Netshoes Marketplace?

Para quem considera se tornar um vendedor na Netshoes, é indispensável ir atrás das diretrizes e políticas que regem a plataforma. 

Essas normas ajudam a manter a integridade do marketplace e garantem uma experiência positiva para os vendedores e clientes.

A seguir, veja o que diz a Netshoes sobre duas diretrizes importantes: precificação e devolução de produtos.

Políticas de devolução

A Netshoes valoriza a satisfação do cliente e, portanto, tem normas de devolução que permitem aos compradores solicitar a devolução de produtos em determinadas situações. 

Por exemplo, o comprador pode solicitar a devolução em até 30 dias corridos a partir do recebimento do pedido.

Como vendedor, é importante estar ciente dessa e de outras políticas para lidar com as solicitações conforme os prazos e condições estabelecidos pela plataforma.

Precificação

Na Netshoes, não há normas específicas sobre preços. Isso significa que cada lojista tem a liberdade de estabelecer os preços para os produtos que comercializam no marketplace. 

Essa flexibilidade de precificação permite que um mesmo produto possa ser oferecido por diferentes preços, dependendo da estratégia adotada por cada vendedor.

Contudo, essa abordagem também ressalta a importância de o vendedor estudar e analisar a concorrência, a fim de estabelecer preços competitivos que se destaquem no mercado.

Quais são as taxas?

É importante calcular suas margens de lucro na Netshoes levando em conta as comissões e taxas do site, de modo a garantir que sua operação seja rentável. 

A seguir, veja como funcionam as comissões e taxas da Netshoes Marketplace.

Comissão 

No marketplace da Netshoes, existe uma comissão que é calculada com base em cada venda efetuada. 

O valor dessa comissão varia de acordo com o produto e pode ser diferente para cada categoria ou segmento. 

Em média, a quantia não ultrapassa os 20% do valor da venda. É importante verificar a tabela de comissões fornecida pela plataforma para entender a porcentagem aplicada ao seu tipo de produto.

Taxa fixa

Além da comissão por venda, é cobrada uma taxa fixa de R$ 2,49 por pedido para cobrir os custos de processamento da transação. 

Essa taxa é aplicada independentemente do valor da venda e tem o objetivo de viabilizar os serviços relacionados ao processamento dos pedidos realizados no marketplace.

O que eu posso vender na Netshoes?

A Netshoes ficou famosa por anunciar artigos esportivos, como tênis, camisas esportivas e bermudas para atletas, mas as categorias do site são mais amplas e atendem um público com interesses muito diferentes. 

Por exemplo, você pode vender “Eletrônicos” e “Games”.

Para saber o que a maioria dos visitantes está procurando na Netshoes, a própria empresa tem uma página dedicada a ranquear os itens mais vendidos no ano dentro do site. 

É possível usar diversos filtros para identificar os produtos mais populares na plataforma de acordo com vários critérios, como “Maior preço”, “Menor preço” e “Lançamentos”.

Se você ainda não sabe o que vender no marketplace ou quer saber em quais itens dar mais atenção ao seu estoque, esse é um excelente ponto de partida.

Abaixo, criamos uma lista com as categorias de destaque na Netshoes Marketplace e seus respectivos itens que você pode comercializar no site.

Calçados

  • Tênis de corrida;
  • Chuteiras;
  • Sapatilhas de ciclismo;
  • Tênis de treino;

Roupas

  • Camisetas esportivas;
  • Shorts e bermudas de treino;
  • Agasalhos esportivos;
  • Leggings e calças de ginástica;

Equipamentos e acessórios

  • Bolas de futebol, basquete, vôlei, entre outros esportes;
  • Raquetes de tênis;
  • Luvas de goleiro;
  • Bolsas e mochilas esportivas;

Moda Fitness

  • Leggings e calças de yoga;
  • Tops esportivos;
  • Regatas de treino;
  • Conjuntos de moda fitness;

Equipamentos para treinamento

  • Esteiras;
  • Bicicletas ergométricas;
  • Aparelhos de musculação;
  • Cordas de pular;

O que eu posso vender na Zattini?

Na Zattini, você terá uma ampla variedade de categorias para explorar ao decidir o que vender no marketplace. 

A plataforma oferece opções para o público feminino, masculino e infantil, abrangendo diversos segmentos da moda e estilo de vida. 

Confira abaixo algumas das principais categorias presentes na Zattini:

Calçados

  • Tênis;
  • Sandálias;
  • Sapatilhas;
  • Sapatos de salto;
  • Botas;
  • Chinelos;
  • Tênis esportivos;

Roupas

  • Vestidos;
  • Blusas;
  • Camisetas;
  • Camisas;
  • Calças;
  • Shorts;
  • Saias;
  • Casacos;
  • Blazers;

Moda Íntima

  • Lingerie;
  • Sutiãs;
  • Calcinhas;
  • Pijamas;
  • Meias;

Acessórios

  • Bolsas;
  • Cintos;
  • Óculos de sol;
  • Relógios;
  • Joias;
  • Lenços e echarpes;
  • Chapéus e bonés;
  • Carteiras;

Quais as vantagens de vender produtos na Netshoes e na Zattini?

Além de oferecer o cadastro gratuito ao vendedor, a Netshoes e a Zattini tem uma série de benefícios para os lojistas parceiros. 

Visibilidade

A Netshoes é um dos principais players do mercado de varejo esportivo online, com milhões de acessos mensais tanto em seu site quanto em seu aplicativo. 

Seus produtos terão a oportunidade de alcançar um grande número de potenciais compradores, aumentando suas chances de vendas e exposição no mercado.

A Zattini, por sua vez, recebe mais de 5 milhões de acessos mensais, segundo o site da própria empresa, o que a torna um canal de vendas popular para produtos de moda.

Recebimento antecipado

Embora as vendas sejam realizadas a prazo, assim que o comprador efetua o pagamento da primeira parcela, você já recebe o valor total da compra

Os repasses dos valores são feitos de forma mensal, nas 2ª e 4ª semanas do mês, proporcionando uma previsibilidade financeira e agilidade no recebimento dos pagamentos.

Suporte ao cliente

A Netshoes e a Zattini têm diversos canais de atendimento, como telefone e chat na plataforma, para ajudar a responder às dúvidas e questões dos consumidores. 

Isso significa que seu negócio pode deixar o suporte inicial ao cliente nas mãos da Netshoes, permitindo que você se concentre nas atividades relacionadas ao gerenciamento e expansão do seu negócio.

Como é o programa de afiliados da Netshoes?

Além de se tornar um vendedor parceiro da Netshoes, há outra maneira de ganhar dinheiro com o marketplace: com o programa de afiliados da Netshoes, o “Parceiro Netshoes”

O programa permite que você ganhe comissões divulgando os produtos anunciados no site.

Funciona assim: o afiliado pode acessar o portal do Parceiro Netshoes e compartilhar o link dos produtos e campanhas com seus amigos, em suas redes sociais ou até mesmo em aplicativos de mensagens. 

Quando um cliente clicar no link e efetua uma compra por meio dele, o afiliado receberá uma comissão sobre aquela venda.

As comissões de venda podem chegar a 13%, dependendo do valor da compra e da pontuação do vendedor. 

Quanto mais você vender, mais pontos acumula e maiores serão suas comissões.

Como otimizar os produtos na Netshoes e Zattini?

Agora que você já conhece o funcionamento da Netshoes e da Zattini, elencamos algumas estratégias básicas para impulsionar suas vendas nesses marketplaces. 

Vamos lá?

Otimize o título do produto

Crie títulos atraentes e concisos para seus produtos, destacando características relevantes e palavras-chave que descrevam claramente o item. 

Utilize informações como marca, modelo, cor e características especiais para chamar a atenção dos potenciais.

Uma dica eficaz é estruturar o título com a sequência: Produto + Marca + Modelo + Características

Por exemplo, “Tênis de Corrida Nike Air Zoom Pegasus 37 – Leveza e Amortecimento”.

Crie uma boa descrição e use palavras-chave relevantes

Elabore descrições detalhadas dos seus produtos, fornecendo informações precisas sobre tamanho, material, funcionalidades e demais aspectos relevantes

Ainda nas descrições, utilize palavras-chave relevantes relacionadas ao produto para melhorar a indexação nos motores de busca e facilitar a localização pelos clientes.

Escolha imagens, vídeos e informações precisas sobre os produtos

Selecione imagens que mostrem claramente o produto em diferentes ângulos e detalhes

Se possível, inclua vídeos que demonstrem a utilização e benefícios do produto na prática.

Certifique-se de fornecer informações precisas e atualizadas sobre as características e especificações dos produtos.

Faça a gestão de pedidos e atendimento ao cliente

Um bom atendimento ao cliente pode fazer a diferença na experiência de compra e fidelização dos clientes. 

Por isso, mantenha-se atento aos pedidos recebidos, garantindo um atendimento de qualidade aos clientes. Responda prontamente a dúvidas e preocupações sobre os produtos, usando palavras simples e objetivas.

Aposte em estratégias de marketing

Explore diferentes estratégias de marketing para promover seus produtos, como posts patrocinados em redes sociais, programa de fidelidade, promoções sazonais e parcerias estratégicas com outros negócios. 

Utilize essas ferramentas para aumentar a visibilidade dos seus produtos dentro do marketplace e atrair mais compradores.

Tenha preços competitivos no marketplace

Analise os concorrentes diretos e defina preços competitivos para seus produtos no marketplace. 

Porém, não deixe de considerar os custos envolvidos, as comissões e as margens de lucro desejadas

Oferecer preços atrativos pode ser um diferencial na escolha do cliente entre vários vendedores, mas tome cuidado para não abaixar os preços e sair no prejuízo.

Acompanhe as tendências

Fique atento às tendências e novidades no mercado relacionadas ao seu nicho de mercado. 

Busque identificar mudanças nas preferências dos clientes e veja quais são os lançamentos de produtos concorrentes, além das atualizações nas políticas do marketplace. 

As mudanças contínuas são indispensáveis se você quer alcançar o sucesso de vendas na Netshoes Marketplace ou na Zattini. 

Então, analise regularmente o desempenho dos seus produtos, faça ajustes quando necessário e busque experimentar novas abordagens para atrair novos visitantes. 

Para anunciar nos marketplaces, é preciso saber tudo sobre eles.

Fonte: Escola de E-Commerce

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