A forma como as empresas fazem negócios e se comunicam com os seus consumidores mudou. Hoje, para quase todo o tipo de varejista, ter uma loja on-line se tornou uma necessidade.

Para o administrador do negócio virtual, é essencial unir todos os processos numa ferramenta única, capaz de facilitar a execução das tarefas, reduzir os custos e aumentar a produtividade. Como é o caso de um ERP para e-commerce. 

A rede de franquia Overcome Clothing estava procurando um parceiro que a ajudasse a centralizar a gestão e otimizar a operação de todas as lojas, e ao conhecer o ERP Master da Alternativa Sistemas teve a certeza de que a ferramenta seria ideal para atingir os seus objetivos. 

Veja neste case quais são as expectativas de crescimento para o e-commerce nos próximos anos, qual a importância de usar um sistema de gestão para acompanhar esse crescimento e como o ERP Master, desenvolvido pela Alternativa, acelerou o crescimento da rede de franquia Overcome Clothing.

Crescimento do mercado mundial de e-commerce

O mercado de e-commerce não para de crescer. Segundo especialistas, estima-se que a taxa de crescimento global do comércio eletrônico alcance 9,7% ainda em 2022, registrando receita de vendas de US$ 5,7 trilhões. 

Já em 2023, espera-se uma elevação das vendas mundiais de 10,4%, um crescimento de 0,7% em relação a 2022. Enquanto, em 2024, o setor deve desacelerar para 9,6%, e em 2025 para 8,9%. Em 2026, a previsão é de 8,2%.

Apesar da previsão de queda para o e-commerce mundial, espera-se que a participação do comércio eletrônico nas vendas do varejo aumente. Em 2022, esse número pode atingir a marca de 19,7%, e tudo indica que aumentará para 24% até 2026. 

Nos EUA, a tendência de compras on-line deve crescer nos próximos anos. De acordo com a Statista, as vendas realizadas no e-commerce devem aumentar em 50% em 2022, o que representa cerca de US $907,9 bilhões. E, para 2025, a receita deve atingir um patamar de US$ 1,4 trilhão.

Na Europa, o crescimento deve ser de 47%. Enquanto na China, país com a maior quantidade de vendas de comércio eletrônico, o setor de varejo on-line deve apresentar uma alta de 15% durante esse período. 

No Brasil, a expectativa também é de crescimento, principalmente para os próximos anos. De acordo com a pesquisa Future of Retail, feita pela Euromonitor International e o Google, a projeção de alta é de 42% até 2025. 

No primeiro semestre de 2022, o faturamento do comércio eletrônico no Brasil foi de R$ 73,5 bilhões, crescimento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado. Esses dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Ainda segundo a associação, a projeção do setor para o segundo semestre do ano é maior: R$ 91,5 bilhões em vendas, com um total de R$ 165 bilhões em faturamento. 

Importância de contar com um sistema de ERP

Mais e mais empresas de varejo estão migrando para o comércio eletrônico. Os benefícios, recursos e conveniência entregues pelas lojas on-line estão ajudando as empresas a conquistar mais clientes, inclusive expandir os negócios para além das fronteiras geográficas.

Contar com um ERP robusto, integrado, simples e fácil de usar é, portanto, uma estratégia interessante para atender esse novo modelo de mercado. Além de confiável, a solução permite que as operações de redes de varejo, com e-commerces e lojas físicas, como franquias, cresçam sem restrições. 

Uma ferramenta de ERP para e-commerce faz a integração de todos os dados e processos em um mesmo espaço. Ou seja, a gestão administrativa, financeira e empresarial, além de recursos humanos e estoques, podem ser todos monitorados e controlados por meio do sistema de gestão. 

Entre os benefícios da solução estão a redução de redundância de dados, de custos operacionais e de estoque. Não só isso, aumento da produtividade interna e, claro, satisfação do cliente.

Escalada da Overcome Clothing com ERP Master

O ERP Master da Alternativa Sistemas permite ao empresário concentrar em uma única ferramenta todos os dados operacionais e gerenciais da sua rede de lojas, sejam físicas, virtuais ou franquias. 

Trata-se de uma solução robusta, integrada, simples e fácil de usar que ajuda a escalar o crescimento. Foi o que aconteceu com a rede de franquias de moda Overcome Clothing, que implementou o ERP Master para dar suporte à expansão da marca.

Em 2020, a empresa passava por um dos momentos mais difíceis desde a sua abertura, com os pedidos atrasados e as operações enfrentando dificuldades de gestão. Especialmente, devido ao período inicial da pandemia. 

Foi aí que a empresa resolveu que era hora de investir em um sistema de gestão ERP. A escolha recaiu na Alternativa Sistemas que, desde o início, mostrou um diferencial em relação à concorrência, pela sua postura de parceira.

Hoje, o sistema de gestão ERP Master da Alternativa Sistemas está implementado no e-commerce e nos 27 franqueados, totalmente adequado às demandas e necessidades da Overcome. 

Para saber mais como o ERP Master mudou totalmente a operacionalização da Overcome Clothing, leia o case completo neste e-book.

Fonte: Alternativa Sistemas

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.