Empresas construíram estrutura omnichannel, com a integração do e-commerce e sistemas de logística.
A rede de pet shop Petz fez uma parceria com a empresa de tecnologia Stoom para desenvolver sua plataforma de e-commerce. Atualmente, a Petz é a maior rede do ramo do País e conta com mais de 200 lojas físicas espalhadas por 19 Estados e no Distrito Federal.
A parceria resultou na construção de uma estrutura totalmente omnichannel, com a integração do e-commerce com os sistemas de logística da empresa. Uma das vantagens vistas nessa integração foi a otimização da distribuição dos produtos, liberando estoques diferentes por filiais.
A Petz também integrou o e-commerce com as lojas físicas, o que permitiu a compra online com a possibilidade pick-up store – ou seja, o consumidor pode comprar pela internet retirar o produto numa loja física da rede no período de até uma hora.
“A própria loja da Petz na Bahia, por exemplo, pode atender toda a região nas demandas online, e a entrega, que antes levava sete dias, é feita em horas, com um custo para o cliente muito mais acessível”, afirma Lino Melhado, especialista técnico da Stoom.
Gestão por squads
O CTO da Petz, Fernando Diniz, destaca a importância da parceria no processo de aceleração da transformação digital pelo qual a empresa tem passado nos últimos anos. “A Stoom é um parceiro estratégico que nos traz flexibilidade em seus modelos de negócio e demonstra real interesse no sucesso dos seus clientes, atuando muito próximo e proativamente.”
A Stoom trabalha com um modelo de gestão baseado em squads, atendimento in-house e disponibilização de profissionais especialistas em tecnologia. A empresa também contribuiu em várias outras frentes, como é o caso da disponibilização da plataforma de gestão dos armários inteligentes (chamados lockers). Neles, o consumidor pode retirar os produtos comprados pela loja virtual utilizando apenas um QR-Code.
Stallin Silva, CEO da Stoom, ressalta a importância da customização da plataforma de e-commerce para atender às necessidades das empresas. “Como cada segmento é único e cada companhia possui suas particularidades uma loja virtual acaba precisando ir ao encontro desse propósito, personalizando aspectos diversos”, aponta.
Fonte: Mercado&Consumo
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