No e-commerce e no Inbound Marketing, “gerar leads” é o nome dado à ação de capturar o nome e sobretudo o e-mail das pessoas que visitam os canais de comunicação e vendas do seu negócio online. A ideia, com isso, é criar uma lista de e-mails para os quais você poderá enviar um conteúdo educacional para as compras.
Para quem não sabe, um lead é uma pessoa que lhe forneceu o e-mail por meio de um formulário de captura, landing page, chat, telefone ou outro canal. Desse modo, ele é uma pessoa que deixou de ser um simples visitante para se tornar um contato. Ou seja, um lead é um consumidor que subiu um grau na Régua de Relacionamento.
A Régua de Relacionamento, vale dizer, é composta por 7 graus de compromisso do consumidor para com o seu negócio online, são eles:
- Visitantes: consumidores que visitam o seu e-commerce, mas sem compromisso;
- Leads: visitantes que acabaram de lhe fornecer um e-mail via formulário, chat, etc.;
- Suspects: assinantes que recebem as suas mensagens de e-mail, mas passivamente;
- Prospects: assinantes que interagem com suas mensagens de e-mail;
- Clientes: prospects que via e-mail acessam sua loja virtual e compram uma vez;
- Fregueses: clientes que compram muitas vezes ao longo do mês ou do ano;
- Promotores: fregueses que compram muito e ainda falam bem do seu e-commerce.
O ato de gerar leads, portanto, é um dos primeiros passos para estabelecer um elo entre o consumidor e o seu e-commerce. Ao lhe fornecer um e-mail, o consumidor quebra a barreira da desconfiança, dando o primeiro sinal de que pode ser leal à sua marca de e-commerce. Por isso, aprender como gerar leads é fundamental para o sucesso do seu e-commerce.
Como gerar Leads: 7 formas de fazer isso
Como dito, gerar leads é fundamental para o sucesso do seu negócio online. Mas antes de começar a gerar leads é preciso gerar visitantes. Em outras palavras, é necessário atrair as pessoas para o seu blog de e-commerce, para a sua loja virtual e redes sociais, entre outros canais de vendas e comunicação. Resumindo, atraia visitantes, pois sem eles não há leads.
Se você tiver problemas em atrair público para o seu e-commerce, não se preocupe. Você sempre poderá recorrer a uma agência de Marketing Digital para isso. A Agência e-Plus, por exemplo, pode lhe ajudar a atrair público por meio de tráfego pago, conteúdo SEO e recursos de Inbound Marketing. Entre em contato conosco para saber mais sobre esses serviços!
Uma vez que os consumidores comecem a visitar os canais de vendas e comunicação do seu e-commerce, o passo seguinte é transformá-los em leads. Para esse propósito, você poderá usar recursos como:
1 – Formulários:
Insira formularios no seu blog de e-commerce e na sua loja virtual onde os visitantes possam cadastrar um e-mail para assim receber a sua newsletter ou adquirirem uma isca digital como um e-book, por exemplo. Esta é uma das formas mais básicas de gerar leads.
2 – Landing pages:
Crie landing pages isto é, páginas que oferecem uma isca digital (um presente como um e-book, por exemplo) em troca do e-mail dos visitantes. Nós da Agência e-Plus usamos a plataforma RD Station para criar landing pages e gerar leads para os nossos clientes do e-commerce.
3 – Pop ups:
No blog, site e loja virtual, você poderá fazer uso de pop ups, isto é, caixas que abrem no meio da tela e que solicitam o e-mail dos visitantes enquanto eles navegam. Este recurso é um pouco instrusivo, mas pode gerar bons resultados na captura de leads.
4 – Roletas:
Instale uma roleta virtual, que oferece brindes para os visitantes de uma forma gamificada. Em troca, pegue o e-mails deles. A gamificação estimula a curiosidade, favorece a cooperação e facilita a interação, por isso, é um ótimo recurso para gerar novos leads.
5 – Chat:
Implemente um chat online sobretudo na sua loja virtual. Assim, quando os seus visitantes quiserem tirar dúvidas, os seus vendedores poderão captar o e-mail deles. O chat ao vivo é um dos meios de comunicação que os consumidores mais gostam de usar. Então, use isso para gerar leads!
6 – Eventos:
Ao patrocinar feiras, congressos e workshops, capte o e-mail dos visitantes do seu stand. Você também pode contratar uma pessoa só para coletar e-mails dentro do salão de eventos. Desse modo, você sairá do evento com uma maravilhosa lista de novos leads.
7 – Outros:
Quando as pessoas visitam a sua loja física ou ligam para a sua empresa, você também poderá pedir o e-mail delas. Treine seus funcionários para aproveitarem essas oportunidades. Assim, cada ligação que a sua empresa receber será um lead a mais na sua lista.
Como se pode observar, existem muitas formas de capturar os e-mails dos visitantes do seu e-commerce e assim platar a semente da confiança neles. Mas, enfim, agora que você já sabe como gerar leads, vejamos o que deverá fazer depois disso. Continue lendo!
O que fazer depois de gerar Leads?
Muitos verejistas como você têm dúvidas sobre o que fazer depois de gerar leads. Bem, a primeira coisa é manter o processo de captura de e-mails. A segunda é investir na nutrição de leads e na automação de Marketing.
Nutrição de leads
Em Inbound Marketing, a nutrição de leads é o nome dado ao processo de envio de mensagens de e-mail educativas para a lista de leads. Essa mensagens devem educar os leads, isto é, prepará-los para que eles possam avançar para os próximos níveis de compromisso da Régua de Relacionamento. Em outras palavras, elas devem fazer com que os leads se transformem em suspects, prospects, clientes, fregueses e, por último, em promotores da sua marca e-commerce.
De acordo com dados de infográfico da Invesp:
- 47% maiores são as compras dos leads nutridos em relação ao não nutridos;
- 20% de aumento nas oportunidades de vendas é o que geram os leads nutridos em relação aos não nutridos;
- 50% mais leads prontos para as compras a um custo 33% menor é o que obtêm as empresas que se destacam na nutrição de leads.
Sendo assim, não basta gerar leads. É necessário fazer a nutrição de leads para que eles possam crescer em confiança para com a sua marca e-commerce até chegarem ao ponto de tomarem decisões de compras na sua loja virtual.
Automação de Marketing
Como cada consumidor está um um grau de compromisso diferente na Régua de Relacionamento, a nutrição de leads deve ser personalizada. Ou seja, os suspects devem receber um tipo de mensagem de e-mail, os prospects outro, os clientes outro e assim por diante. Para fazer isso de forma eficiente para uma lista com milhares de e-mails é necessário contar com a automação de Marketing.
A automação de Marketing é nada mais do que o uso de soluções automáticas para gerenciar o Marketing da empresa. Ela possibilita, por exemplo, reduzir o trabalho manual, gerar economia de tempo e aumentar a produtividade de vendas, entre outras vantagens. A automação permite capturar leads, segmentar os consumidores por grau de compromisso, criar e enviar fluxos de e-mails personalizados automaticamente e muito mais. As estatísticas comprovam sua utilidade:
- 80% dos usuários de automação de Marketing viram o número de leads crescer, conforme estudo citado pela E-mail Monday;
- 74% dos entrevistados de um estudo citado pela Invesp disseram que a capacidade da tecnologia de economizar tempo foi seu maior benefício;
- 63% das empresas estão superando os concorrentes com a ajuda da automação de Markeitng, de acordo como o Grupo Lenskold citado pela Moosend.
Enfim, depois de gerar leads é necessário fazer a nutrição de leads, e esse serviço é melhor realizado quando você usa a automação de Marketing.
Fonte: Agência e-Plus
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