Em minha trajetória no e-commerce, seja como consultor, dono de agência ou apresentador do quadro SOS E-Commerce, recebo muitas perguntas relacionadas à divulgação da loja ou produto na internet. Uma pergunta bastante frequente é se vale a pena ou não investir em Google, Facebook e outras mídias online. Para responder esta pergunta precisamos fazer uma análise considerando pelo menos 4 indicadores básicos, mas importantes:
- Custo por visita ou Custo por Clique
- Quantide visitas por venda ou Taxa de Conversão
- Valor médio por pedido ou Ticket Médio
- Margem Bruta ou Markup
Então vamos analisar um a um:
1) Custo por visita ou Custo por Clique: é o custo médio pago ao Google ou Facebook para trazer um visitante para a sua loja. Você consegue esta informação através de ferramentas gratuitas do próprio Google, relatórios do Facebook ou através de profissionais da área. Para a nossa simulação usaremos o valor de R$0,30 por clique/visitante.
2) Quantidade de visitas por venda ou Taxa de Conversão: é a quantidade de visitas que você precisa ter em sua loja para realizar uma venda. Você só terá esta informação com mais precisão quando começar a fazer as campanhas e analisar os resultados, mas se pesquisar, na internet vai encontrar a taxa de conversão por segmento. Para a nossa simulação usaremos a taxa de conversão geral do mercado, que é 1%, ou seja, você precisa trazer cem visitas para fazer uma venda.
3) Valor médio do pedido ou Ticket Médio: Se você já tem um negócio físico ou online, acredito que saiba o valor médio dos seus pedidos, caso contrário, precisará analisar e descobrir este valor com base no preço médio dos seus produtos. Para a nossa simulação usaremos o valor de R$150,00.
4) Margem bruta ou Markup (*): é a diferença entre o valor de custo e venda do produto, por exemplo: se você paga R$100,00 no produto e vende por R$200,00, você tem R$100,00 ou 50% de margem bruta.
(*) Coloquei como “Markup” para facilitar o seu entendimento, mas o correto no e-commerce é usar o “Markdown”, que é a margem sobre o preço de venda e não sobre o custo do produto, pois todos seus custos operacionais (impostos, comissões, etc.) são calculados sobre o preço de venda. Aproveitando o exemplo acima, se pegarmos o valor de R$100,00 de margem bruta e dividirmos pelo valor de venda de R$200,00, teremos 50% de Markdown, se pegarmos este mesmo valor de margem bruta de R$100,00 e dividirmos pelo valor de compra do produto, teremos um Markup de 100%.
Com estes indicadores, já podemos fazer uma simulação e ver se vale a pena ou não investir em Mídia Online, para o cenário hipotético que criamos: se o seu custo por visita é de R$0,30 e você precisa trazer 100 visitantes para gerar uma venda, o custo por venda será de R$30,00, e se o valor médio do seu pedido é de R$150,00, então, o seu custo de mídia online por venda é de 20%. Veja o cálculo abaixo:
R$0,30 x 100 = R$30,00 / R$150,00 = 20%
Para conseguir investir os 20% em mídia, você precisa ter pelo menos 50% de margem bruta (Markdown), pois existem outros custos a ser considerados como: nota fiscal, taxa do cartão de crédito ou boleto, infraestrutura e outros.
O raciocínio para calcular o custo em mídia online, basicamente é o mesmo para o Google e redes sociais, a diferença está na estratégia das campanhas, pois no caso do Google, normalmente o cliente está procurando o produto e chamamos isso de “momento de compra”, enquanto que, nas redes sociais, normalmente ele entra para interagir com pessoas, neste caso você terá que gerar o interesse de compra nele, fazendo campanhas de impacto. Outro ponto importante é analisar a aderência do produto com a mídia online, por exemplo: se você vende um motor de carro será mais fácil vende-lo através do Google, se for uma roupa, calçado ou objeto de decoração muito provavelmente o retorno será melhor nas mídias sociais.
Resumidamente, para valer a pena investir em mídia online você precisa ter um equilíbrio nos quatro indicadores apresentados acima, uma margem bruta que absorva o investimento em mídia e outros custos do e-commerce, além de montar campanhas estratégicas para cada tipo de produto e mídia online.
Algumas dicas: usar palavras e frases mais exatas no Google para reduzir o valor do Custo por Clique, ou, dependendo do segmento, trabalhar com influenciadores nas redes sociais; melhorar a sua taxa de conversão segmentando melhor o seu publico e campanhas; melhorar o seu ticket médio criando kits com vários produtos ou oferecendo produtos relacionados, por exemplo: acessórios para quem esta comprando um celular (capinha, película protetora, etc.); trabalhar com produtos mais segmentados (de nicho), que permita uma margem bruta de pelo menos 50%.
Se precisar de mais informações sobre esta matéria, basta entrar em contato conosco através do e-mail: contato@sosecommerce.com.br . O SOS E-Commerce é um portal de serviços que nasceu com a missão de ajudar as empresas a entrar no comércio eletrônico e não ficar à deriva, ter ajuda sempre que preciso.
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