Estar inserido no mundo digital pelas das redes sociais é um dos pontos principais na hora de converter vendas.

As redes sociais tornaram-se um importante canal de relacionamento, comunicação e vendas entre o varejista e os consumidores. Para 59,5% das pequenas e médias empresas online (PMEs), o Instagram foi o principal meio de criação de conteúdo digital para divulgação de sua loja. Em seguida, o WhatsApp foi utilizado por 39% dos microempreendedores, o Facebook por 38% e TikTok por 22%. O levantamento foi feito pela Nuvemshop por meio da base de lojistas hospedados em sua plataforma de e-commerce.

De acordo com Marcela Orlandi, gerente de Sucesso do Cliente da Nuvemshop, estar inserido no mundo digital pelas das redes sociais é um dos pontos principais na hora de converter vendas. “A proximidade com os clientes deve ser uma das prioridades do empreendedor e, na maioria dos casos, o primeiro contato se dá por meio das redes sociais. Manter um padrão de comunicação com características próprias e com a sua identidade visual impacta o público de uma forma única, o que gera interesse, identificação e consequentemente engajamento para as vendas”, afirma Marcela.

Em relação ao atendimento ao cliente, WhatsApp é a opção mais utilizada por 59% dos empreendedores, seguido pelo Instagram (50%) e Facebook (24%).

“A manutenção do contato após o primeiro impacto nas redes sociais é extremamente relevante para a fidelização do cliente, assim como a rapidez na resolução das dúvidas e dos problemas ao atender o consumidor. A jornada de compra do consumidor deve ser entendida e ativada pelo lojista em todos os pontos de contato, bem como inserida em seu planejamento estratégico”, completa Marcela.

Já sobre canais de venda, aproximadamente 87% dos empreendedores utilizaram as redes sociais para comercializar seus produtos, além de sua própria loja online. WhatsApp/Telegram são os canais preferidos de 44% dos lojistas, depois, Instagram Shopping (37%) e Loja do Facebook (22%) estão entre os principais meios utilizados.

Outro ponto mostrado pela pesquisa é sobre campanhas de anúncios pagos, estratégia utilizada por metade dos empreendedores entrevistados. Para o tráfego pago, 60% utilizaram o Instagram Ads e o Facebook Adsm ambos da Meta. O valor investido em anúncios nessas redes variou entre R$ 300 a R$ 5 mil. De acordo com o levantamento, 34% das PMEs investiram menos de R$ 300 em campanhas pagas, 13% investiram entre R$ 300 e R$ 1 mil e uma parcela bem menor, de 6,5%, investiu entre R$ 1 mil e R$ 5 mil.

Fonte: Mercado&Consumo

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